Por Claudia Lawisch.
Bom, como em todos os outros textos de Ombudsman, começo parabenizando a equipe pelo trabalho. Esta edição do dia 3 teve pautas variadas e interessantes, abrangendo grande parte da comunidade universitária.
Já foi possível perceber a maior atenção dos repórteres ao redigirem seus textos. Os erros (de acordo com o manual) que ocorriam em edições anteriores foram bastante diminuídos. Não houve problemas com repetições de nomes ou datas.
Aparece, ainda, vez ou outra, a velha confusão com a história da pirâmide invertida e ordem indireta. Mas não acho que seja um problema. Bem pelo contrário. Para mim, o fato de não seguir estas normas pode enriquecer o texto, e não deixá-lo mais cansativo ou com pouca objetividade. Escrevemos bem e, na minha opinião, algo com mais rodeios pode ser mais atrativo que a informação crua e direta.
Algo que percebi é que às vezes os links nas palavras não são colocados na primeira vez que elas aparecem no texto. Acho que não é regra, mas ficaria melhor.
Sobre as reclamações anteriores, da demora da entrega de textos, fiquei por fora nesta edição, porém acho que o pessoal conseguiu se organizar melhor. Tanto que a edição foi fechada antes das 18h30min. Também pelo adiantamento que a Vivi deu em casa. É assim que devemos seguir, informando dos atrasos e nos organizando pra fechar o quanto antes.
Ressalto a importância das discussões em aula por já ser bem perceptível a atenção dos colegas às críticas. Os textos melhoraram e comprovou-se que, como a Maíra falou na coluna da última semana, grande parte dos problemas talvez fossem por falta de atenção e não por dificuldades de escrever. Devemos continuar criticando, pois é sempre pelo bem e com o intuito de melhorar.
Poucos utilizaram o recurso de dividir a matéria com links internos. Não ficou ruim, nenhum foi longo em excesso ou difícil de entender, porém já que o recurso está aí acho que é válido usarmos.
Houve problemas com os links das edições anteriores. Em várias editorias eles não funcionam. Estão citados abaixo.
No mais, estamos de parabéns! Os elogios estão aparecendo e estamos aprendendo bastante.
Agenda:
Dividir em mais parágrafos. Dar espaços.Perfil:
“Eram 21h30min quando Ivo chega à sala...” Fica melhor “quando Ivo chegava” para concordar com o “eram” e o “dando” que vem em seguida.
“causa pânico AOS alunos”
“os alunos DAREM risadas”
Faltou letra maiúscula em Matemática.
Texto bom, bem interessante. Sem repetições, nem cansativo.
* Links de edições anteriores não funcionam
Ofícios:
Muito bom o texto. Só mudaria a expressão “dançar enlouquecida”, por uma mais amena. Talvez “dançar empolgada”.
Colocaria “a vovó do Talento” do título entre aspas.
Projetos e Pesquisas:
“primórdios desta educação” trocaria educação por método.
Faltou explicar melhor o que são os tutores.
Apesar de longo e sem divisões, não ficou difícil de ler. Bem escrito e bem apoiado com links.
* Links de edições anteriores não funcionam
Panorama:
“fez com que esta disciplina obrigatória deixasse...” trocaria disciplina por prática.
Texto bom, com divisão bem feita. Bastante informativo.
* Links de edições anteriores não funcionam.
Entrevista:
Questões muito bem feitas. Trouxe bastante informação e bem contextualizado.
Bastante recurso de links.
Link “FATEC” não funciona.
Unidiversidade:
“por queixas sobre o serviço prestado” não ficou claro de qual serviço falava.
Palavra ócio foi usada várias vezes. É chamativa, acho que poderia substituir alguma vez.
“...antes das 15h de ontem já esperava o ônibus T.Neves/Campus que só passa às 16h.”
Como a Vanessa falou, o ônibus não passa só às 16h, passa em outros horários também. Acho que seria melhor dizer que o ônibus “só passaria às 16h”.
Fala “ontem” sem citar o dia. Alguém pode ler depois de tempos e ficar difícil saber que dia foi ontem. Deve ser colocado “ontem, dia tal”.
Algumas frases meio longas, mas texto muito interessante, bem dinâmico.
Gostei por englobar não só estudantes, mas também pessoas que freqüentam a universidade por outros motivos. O HUSM, por exemplo. Acho que também fazem parte da rotina do campus.
Comunidade:
“venda de produtos dentro da UFSM” eu tiraria a palavra produtos. Já são citados na frase anterior. Ficou repetitivo.
“foi criada após a privatização da CORLAC em 1993 é constituída de 120 produtores de leite de Santa Maria” Faltou a vírgula e um “e”. “...em 1993, e é constituída...”
Faltou acento (varias) e letra maiúscula (estado).
Fala dos estágios, e do aumento do prédio caso o curso de Tecnologia em Agroindústria seja oferecido. Mas não fala onde é a atual sede dos produtos UNI, nem de qual prédio está falando.
Mas está bastante informativo e interessante.
Eu Recomendo:
Ótima dica. Me deixou curiosa.
Link “sideshow” não funciona.
Os links para edições anteriores estão ao final da primeira e da segunda parte do texto. Nas outras editorias aparecem em uma só.
Editorial:
Muito bom! Não mudaria nada.
Nos links para edições anteriores, tem dois com o mesmo nome.
Um comentário:
De acordo com os coment[arios da Claudia, temos q cuidar mais da composição dos links mesmo, p q não ocorram novas falhas. Isso significa testar um por um no momento em que a edição está sendo organizada no assistente do CPD. Para isso, preciso da ajuda de todos...
A questão dos links internos tbém está novamente na pauta do ombudsman. Significa q continua necessário pensar os textos p a web, como uma lexia multilinear... Vamos refletir sobre isso!
Vivi
Postar um comentário