sexta-feira, 27 de junho de 2008
OMBUDSMAN – Edição do dia 17 de junho de 2008
Mais uma vez, a edição do Infocampus está muito boa, com poucos erros e com matérias criativas. Acredito que não só as reportagens estejam cada vez melhores, mas também tem sido mais ágil a correção dos textos, o que facilita o fechamento da edição.
Os links, problemas constantes nas edições anteriores, ainda apresentam falhas, mas em número bem menor. Por outro lado, observei um detalhe nos links “Festival Sundance” (Eu Recomendo) e “colégio técnico industrial” (Panorama). Eles não aceitam retornar para a página anterior depois de acessados. Isso pode fazer com que o leitor que clicou desista de continuar lendo o Infocampus, já que não conseguiu voltar para a reportagem.
Para pontuar alguns problemas, creio que os erros mais constantes que observei são de pontuação, principalmente quando envolve uma citação do entrevistado. Outra coisa que devemos ter cuidado é com a repetição de palavras.
Quanto aos elogios, impossível não destacar a “Entrevista” da semana. Achei importante a ousadia da pauta e também a ousadia das perguntas, que foram muito bem elaboradas e muito bem colocadas na conversa com o Reitor da UFSM. Também gostei da entrevista ter sido postada na íntegra, dividida em links, pois um assunto delicado como esse (e com essa importância) realmente não poderia ter nenhuma declaração cortada.
Destaco também:
- os temas do “Perfil” e do “Eu recomendo”, pelas histórias interessantes e curiosas que foram relatadas;
- o uso de links que direcionam ao currículo dos profissionais mencionados na reportagem, recurso usado na editoria “Projetos e Pesquisas”.
Algumas alterações que eu faria nas editorias:
ENTREVISTA
- “fala com exclusividade para o Infocampus da atual situação”
Seria melhor “sobre a atual situação”. Assim, parece que o Infocampus é da atual situação.
EU RECOMENDO
- Link “Ondi Timoner” não está funcionando.
- os dois músicos apareciam juntos em festas e se apresentavam em shows conjuntos. As filmagens começaram em 1996, seis anos depois da formação da BJM e quatro anos depois da formação da DW. Nessa época, as bandas ainda gravavam e excursionavam juntas.
“Juntos”, “conjuntos” e “juntas”, ficou repetitivo. Seria melhor substituir algum desses por expressões do tipo “em parceria”, “lado a lado”, etc.
- que segundo o próprio Courtney "é um dos compositores mais geniais que eu já vi".
“é” deveria ficar fora das aspas
COMUNIDADE
- A interdisciplinaridade é outro ponto explorado no projeto, e segundo o membro da coordenação Carlos Alberto “a Matemática, a História não estão apenas nos livros, estão na vida”.
Acho que faltou pontuação nessa frase para facilitar a leitura. Eu colocaria vírgula antes e depois do nome próprio.
- O membro da coordenação do Práxis também explica (...)
“O membro da cordenação” ficou estranho demais.
- pelo trabalho prestado a comunidade (...)
Faltou crase no “a”.
- Nesse ano o projeto pretende atender cem alunos, divididos em duas turmas de quarenta e uma de vinte (...)
Na leitura rápida, eu li “quarenta e uma”, como se este fosse um número só. Talvez a pontuação ou a ordem das palavras pudesse ser revista para evitar isso.
UNIDIVERSIDADE
- Link Comunicação Social não está funcionando.
- Os alunos de Relações Públicas da UFSM apresentaram o curso aos colegas de São Borja, já que o curso não é oferecido lá.
“A curso” foi mencionado duas vezes. Alguma delas poderia ser substituída por “a habilitação”, por exemplo.
- Para Filipe, a importância do encontro em São Borja é ainda maior.
Maior do que o quê?
- Por isso, não é possível fazer comparações entre os cursos, “mas fiquei feliz ao perceber que a UNIPAMPA não fica devendo nada para a UFSM, seja em termos de ensino, professores, é claro que aqui (Santa Maria) há mais oportunidades de estágios, mas a qualidade de produção do curso de São Borja é ótima”, comenta.
Eu acho que caberia um ponto depois de “os cursos”, e as aspas começando uma nova frase.
PANORAMA
- A alguns dias de mais uma eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), já são perceptíveis algumas movimentações.
A frase ficou abstrata demais, usando “alguns (as)” duas vezes. Seria melhor ser mais direto na colocação.
- Membro da Comissão Eleitoral, o estudante de Agronomia Alex Menguel acha bastante importante a divulgação dos processos eleitorais para conscientizar os eleitores.
Eu optaria por outra ordem, dando mais ênfase ao entrevistado: “Membro da Comissão Eleitoral, Alex Menguel, estudante de agronomia, acha...”
PROJETOS E PESQUISAS
- Conforme o coordenador do Laboratório, professor do curso de Zootecnia da UFSM, Ivan Luiz Brondani, “a equipe que trabalha no Laboratório de Bovinocultura de Corte é grande e bem estruturada, que é a coisa mais importante”.
Mesma observação anterior. Eu optaria pela ordem “Conforme o coordenador do Laboratório, Ivan Luiz Brondani, professor do curso de Zootecnia da UFSM...”
- estudam a preparação de pastagens para o inverno e da silagem com milho e sorgo para o confinamento;
Eu não sei o que é “silagem”, acredito que muita gente não saiba também. Um link seria bem usado nesse caso.
- O professor Ivan Brondani destaca a equipe que participa do LBC “os professores de Zootecnia Dari Celestino Alves Filho, José Henrique Souza da Silva e João Restle (...)
Faltou dois pontos após “LBC”, para facilitar a leitura.
OFÍCIOS
- Léo, como é conhecida no Hospital, foi contratada em 1995 para acompanhar os pacientes da unidade de Hematologia –Oncologia do HUSM que estão afastados da escola devido ao tratamento.
O hífen de “Hematologia –Oncologia” ficou com um espaço
- (...) na qual o formalismo da escola dá lugar à abordagem lúdica dos conteúdos. “A gente pontua para uma educação que seja em uma vertente mais lúdica (...)
A palavra “lúdica” foi repetida duas vezes. Poderia ser substituída por “divertida”, por exemplo.
PERFIL
- Link Santa Maria não está funcionando.
- Escolheu ser músico, o resto, dar aulas, seja para crianças ou adultos, fazer teatro infantil – seu novo projeto – mestrado, doutorado, veio como conseqüência de muita dedicação.
Eu colocaria um ponto após “ser músico”, e iniciaria nova frase.
AGENDA
- Prédio 21 – Campus da UFSM / Prédio 74 (Campus)
Os dois prédios ficam no Campus, mas a identificação foi um pouco diferente. Seria melhor se fosse padronizado.
- Informações: mais informações no site: http://www.ufsm.br/festivaldeinverno/index.htm
Seria melhor: “mais informações no site do festival”, com a frase transformada em link.
- A programação é dividida em dois eixos, um chamado de ‘As Rapidinhas’, que acontecem na Facos e “Para não Falhar na Hora H” que acontecem no Master Pré-vestibulares.
Eu colocaria dois pontos depois de “dois eixos”. E “acontecem” está errado nas duas situações, pois cada eixo ACONTECE em um lugar.
- Informações pelo e-mail dacom2008@gmail.com e no blog.
Poderia estar especificado que este blog é do Dacom.
terça-feira, 24 de junho de 2008
Comentários da pós-revisão referentes à edição de 10 de junho
Por Piero Pedrazza
Agenda
“O que: a primeira exposição do Muquifo Mostra!, espaço vinculado ao Práxis Coletivo de Educação Popular”
* Tem uma vírgula perdida.
“Onde: no auditório do 4º andar do prédio de Apoio Didático e Comunitário, rua Floriano Peixoto,
*A palavra rua no caso acima começa com Maiúscula.
Perfil e Ofícios
“quando Edu estava com cerca de 12 anos”
“sistema de ensino alternativo que atualmente atende cerca de 25 crianças.”
*Quando se usa a expressão cerca de, deve-se usar números mais genéricos.
Projetos e pesquisas
“Todos eles são embasados em um projeto iniciado em 1984 sobre cruzamento entre bovinos das raças Charolês e Nelore .
As atividades do LBC acontecem na fazenda experimental “Área Nova”, com
*Faltou a linha que separa os parágrafos.
Panorama
““Se for pensar no número de integrantes por chapa parece muito, mas comparado com o número de alunos da UFSM, a participação ainda é pequena. Temos espaço para mais gente se envolver. Que mais estudantes participem, se não for integrando alguma chapa, ao menos com o voto.“”
*As ultimas aspas estão erradas.
Comunidade
“Nesse ano o projeto pretende atender cem alunos, divididos em duas turmas de quarenta e uma de vinte.”
*Os números maiores que dez não devem ser escritos por extenso.
Informativo FACOS
“As atividades acontecem de
*As atividades acontecem de
Coluna do Ombudsman da edição do dia 10 de junho
Por Vanessa Beltrame
Acho de suma importância começar este texto elogiando os colegas. A edição do dia 10 de junho saiu muito boa e com poucos erros - a maioria deles relacionado aos links das edições anteriores.
Os repórteres se superaram. A grande maioria dos textos trazia mais de uma fonte nas reportagens, prática que eu notava não ser muito comum antes.
Quero destacar as editorias “Perfil”, “Unidiversidade” e “Ofícios” porque fizeram textos excelentes, quase literários e muito aprazíveis. Os três ficaram, até certo ponto, engraçados e a leitura corre fácil e agradável.
Não quero, com isso, desmerecer as outras reportagens, todas muito boas e informativas. Entendo que o objetivo do InfoCampus não é ser literário, por isso destaquei as três reportagens e acho válida essa intenção.
Um problema que notei, em algumas editorias, é o excesso de intercalações nas frases, que dificultam uma leitura mais objetiva. E também não me preocupei em cuidar se o lead estava nos parágrafos iniciais, pois compartilho da opinião da última Ombudsman de que isto desvaloriza o texto.
Não pretendo, desta vez, levantar a questão dos links internos e externos, que acredito ser o maior problema do site. Nesta coluna, quero saber: até que ponto deve ir a editoria “Eu Recomendo”? Na matéria desta edição, o repórter fez um texto interessante, escolheu uma boa pauta e eu me interessei em ler o livro recomendado. Até o quinto parágrafo, quando começam a ser contados fatos e revelações importantes da conclusão da obra. Acho que estas finalizações desmerecem o trabalho do repórter, já que quando estas conclusões são conhecidas, o leitor perde o interesse no tema da editoria, em si.
Seguem algumas correções, feitas por mim, em cada editoria desta edição:
Agenda:
1. Na parte que fala da Feira de Livros da Editora, acho desnecessário escrever “Informações:” e depois pôr “Mais informações pelos telefones”.
2. “tem por objetivo levar teatro ao povo, formar seus atores”. Atores de onde?
3. “ingressos no local ou antecipados.”. Essa sentença ficou confusa, parece que não foi finalizada.
Perfil:
1. Se “Escola de Samba Barão de Itararé” se refere à escola de Porto Alegre, está certo. Mas se é a escola de Samba de Santa Maria, o correto é Barão do Itararé.
2. “Com quatro percursionistas e um acordeonista (Elias Rezende, que hoje toca com Zezé Di Camargo & Luciano, as referências eram Lenine e Pedro Luís e a Parede.”. Faltou fechar o parêntesis depois de ‘Luciano’.
3. Dos perfis das edições anteriores, só o do professor Ivo, do dia 3 de junho, está funcionando.
Ofícios:
1. “acompanhava o seu pai nas viagens”. Acho que fica melhor sem o artigo: “acompanhava seu pai nas viagens”.
2. “Viagens para o exterior com veículos oficiais da UFSM são mais raras. Uma burocracia muito grande é necessária para eles entrarem em outro país. Mesmo assim, Sérgio já foi para Posadas, na Argentina.” Isso não é uma história. Caberia estar no texto, mas não no link “confira algumas histórias...”.
Projetos e Pesquisas:
1. Acho que uma foto dos alunos, da professora ou do Laboratório de Química valeria mais. O símbolo ficou perdido no contexto e não foi explicado.
2. “Prêmio Copesul (www.copesul.com.br)”. O endereço do site saiu entre parêntesis, e não como link.
3. “ser sustentável” deveria estar entre aspas simples.
Panorama:
1. “Ele dá orientações às diferentes unidades do setor sobre como dever ser...”. Erro de digitação: o certo é como deve ser feito; não como dever ser feito.
2. Nos links para as edições anteriores, a matéria “PRAE oferece serviços à comunidade acadêmica” está com o título da reportagem sobre as Empresas Juniores.
Entrevista:
1. O endereço do site da UFSM apareceu transcrito, em Itálico, e não como link, no primeiro parágrafo.
2. “Isso sem falar nas substancias naturais...”. Faltou o acento circunflexo em substâncias.
Unidiversidade:
1. “Uma das últimas a ter um nome bem curioso foi entitulada 1º Batataço da Agronomia.”. A palavra certa é ‘intitulada’, com ‘i’ no começo.
2. “Caroline e outros futuros Comunicadores Sociais se faziam notar...”. Não que esteja errado, mas eu, particularmente, prefiro a palavra comunicólogos.
Comunidade:
2. No segundo parágrafo da reportagem é citado o professor Eduardo Flores, contudo só se explica que ele é coordenador do projeto no sexto parágrafo. Acho que esta referência deveria ter sido feita no início.
Eu Recomendo:
1. “Entre os personagens que se destacam nessa obra de Neruda, encontra-se Três Dedos, um mineiro acostumado com o trabalho do garimpo e que era como um tio para Joaquín. Animado pelos rumores sobre as montanhas de ouro que existiam na América, vende os seus pertences no Chile para acompanhar o amigo.” Esta parte do texto está mal elaborada: quem vende os pertences no Chile e quem é ‘o amigo’?
2. “Após conhecer Três Dedos, ele atira os papéis de sua mesa para o alto e embarca para a viagem, cena que mostra a febre que atingia os chilenos.”. Não entendi como esta cena se relaciona com a febre.
3. No início do texto, eu quis ler o livro. Mas o quinto e o sexto parágrafos revelam pontos culminantes e surpreendentes da obra. Estas revelações acabaram com a minha curiosidade de procurar o livro.
Informativo Facos:
1. Nas edições anteriores, o Informativo Facos do dia 13 de maio leva ao editorial do dia 20 de maio, “Desmistificando o Plano Diretor”.
Editorial:
1. Nas edições anteriores, o título “Desmistificando o Plano Diretor” aparece duas vezes, embora o último deles leve para o editorial intitulado “InfoCampus: UFSM em destaque”.