quinta-feira, 5 de junho de 2008

Coluna do ombudsman da edição de 27 de maio

Por Maíra Bianchini


Nesta 5ª edição do InfoCampus, é visível a evolução dos textos e da qualidade do trabalho no webjornal. As pautas do site são ricas e diversificadas e, no geral, foram bem desenvolvidas pelos repórteres. A turma está de parabéns por manter o site atualizado com textos de nível profissional, apesar dos recursos e do tempo limitados.

Analisando a proposta do webjornal, acredito que cumprimos o objetivo de abordar diferentes atividades realizadas no campus de forma objetiva, completa e interessante para o leitor, seja ele aluno, professor ou funcionário da UFSM. Apenas dois segmentos não tiveram espaço no InfoCampus até agora: a comunidade da CESNORS e o público externo da Universidade, algo que já foi mencionado no texto do primeiro ombudsman (link para o post do Diogo) e que deveríamos trazer à discussão novamente nas reuniões de pauta.

Também acredito que devemos continuar explorando as possibilidades da web para a construção da narrativa textual. Apenas três editorias (Projetos e Pesquisas, Panorama e Comunidade) utilizaram links internos nesta edição. Como o tema foi discutido novamente na última aula, a partir da observação da ombudsman Cibelli, espero que a hipertextualidade seja abordada pela maioria dos repórteres nas próximas edições.

Ainda sobre os links internos, destaco a criação do link ‘Voltar’ no final das matérias que foram fragmentadas. Ele auxilia o retorno ao texto principal sem que seja necessário levar o mouse até a extremidade superior esquerda da tela, no ícone ‘Retornar’. Eu sei que parece coisa de leitora preguiçosa da internet, mas o link realmente facilitou a navegação.

A maioria dos textos utilizou bem os links externos; alguns deles, porém, estão ou com o endereço errado, ou não levam a lugar algum na rede. Esse problema ocorre no fechamento da edição, e, como tenho ajudado a professora Vivian a publicar o conteúdo do site, já aproveito para pedir desculpas aos repórteres.

Para finalizar, destaco as discussões realizadas na semana passada sobre os prazos de entrega das matérias e a necessidade de reescrever algumas editorias na tarde do fechamento, fato que se repetiu nas últimas três semanas.

Reconheço que o trabalho se torna difícil quando dependemos de outras pessoas (nesse caso, dos entrevistados) para completá-lo. No entanto, um pouco de esforço por parte dos colegas ajudaria no trabalho dos revisores e do editor e facilitaria o fechamento da edição. Na semana passada, os colegas que permaneceram até o site ser publicado saíram do campus às 20h30min. Com um pouco mais de organização, todos poderiam trabalhar com calma, e as chances de ocorrerem erros no fechamento diminuiriam. Sei que acabei repetindo muitas coisas que já foram ditas, mas considero esse ponto importante.

Sobre a segunda observação, noto que alguns colegas têm dificuldades na redação das matérias. Não quero julgar a competência de ninguém, pois também cometo erros, mas aconselho esses colegas a trabalharem mais em seus textos e a procurarem aspectos nos quais possam melhorar. Ressalto que a função do pré-revisor não é reescrever o material do repórter.

O trabalho em equipe tem garantido a qualidade do InfoCampus. Temos potencial para melhorar, mas isso só será possível com críticas construtivas, dedicação e, principalmente, respeito entre os colegas.

A seguir, ressalto alguns pontos nas editorias do InfoCampus de 27 de maio de 2008 (alguns deles já foram mencionados no comentário da Claudia, mas vale repetir)

- Agenda

O texto não é coeso, parece que as informações foram “juntadas” em uma unidade textual. Seria melhor organizar os eventos em itens e criar um pequeno texto de apresentação para cada um.

“Inscrições: 1 quilograma” - Fica melhor escrever 1 kg

- Perfil

É realmente uma pena que o Perfil tenha ficado sem foto, parece que a editoria está incompleta. O texto poderia ser dividido em um link interno.

Data na assinatura: 27/05/2008 – Segundo o manual, as datas não devem ser precedidas de zero. O correto seria 27/5/2008.

4 parágrafos seguidos iniciam com “Giuliano...” – O manual sugere que períodos ou parágrafos seguidos não iniciem da mesma forma.

Os links para Eny Calçados e Giuliano Cogo Design Gráfico não estão funcionando.

- Ofícios

Ótima foto.

No 4º parágrafo, o nome do entrevistado está errado. É Edgard, e não Edgar.

7º parágrafo: “Hoje as peças vêm do Instituto Médico Legal de Porto Alegre e, além da demora causada pela legalização, possuem custo muito alto”. – Colocar vírgula depois de ‘Hoje’. Eu trocaria ‘possuem custo muito alto’ por ‘custam caro’.

8º parágrafo “possuem mais de vinte anos”. – A partir de 11, deve-se usar numerais. ‘...mais de 20 anos’.

Eu faria a mesma troca que a Claudia fez na pós-revisão: “devido ao alto grau de conservação do formol...” por “devido ao alto grau de conservação proporcionado pelo formol...”.

Falta o ‘Ofícios’ do dia 29 de abril, que a monga aqui excluiu sem querer.

- Projetos e Pesquisas

Parabéns à repórter por ressaltar a importância das pesquisas na área social.

O nome do projeto de pesquisa não está destacado.

Não foi especificado no texto se a professora Veneza é a coordenadora do projeto.

A Claudia comentou sobre as aspas simples na fala da entrevistada. Segundo o manual, as aspas duplas devem ser usadas para representar citações, e as simples, para destacar expressões no texto.

O aluno Marco Antônio não é introduzido no texto principal. A apresentação dele está no link interno. Acredito que houve um problema de desatenção na hora de dividir o texto.

Uma correção nas vírgulas do último parágrafo: “Repensar a sociedade é trabalho das pesquisas nas áreas sociais, mas, (vírgula) para aplicar os resultados na prática para que se possa reconstruí-la, (vírgula) é necessária a iniciativa do governo e a participação e o envolvimento da população.”

Nas edições anteriores, está faltando um ‘Projetos e Pesquisas’, que eu também exclui por acidente. Desculpa.

Os links das edições anteriores não estão na ordem cronológica. Minhas desculpas, de novo (!), já que fui eu quem ordenou eles na hora do fechamento.

- Panorama

Podia ter colocado o link para a Prefeitura Universitária e para a Casa do Estudante.

No 5º parágrafo, faltou fechar o parênteses em “(CCR”.

5º parágrafo: “Em um único ataque, foram mortas 18 ovelhas de um experimento de mestrado da zootecnia.” - Podia ficar na ordem direta. Também colocar ‘Mestrado da Zootecnia’ com letras maiúsculas.

Talvez seja burrice minha, mas desconheço o significado dos termos ‘zoonoses’ e ‘Biotério’. Seria interessante colocar links ou explicar os conceitos brevemente.

Como a Claudia falou, tem dois links com o mesmo nome nas edições anteriores.

- No link ‘Programa de controle de zoonoses’

“O aumento das ocorrências de ataque”. - Eu trocaria para “O aumento da ocorrência de ataques”.

Pode ser mania, mas minha professora de redação, na época do PEIES, ensinou que não se usa ‘primeiramente’, porque, depois disso, não escrevemos ‘segundamente’, ‘terceiramente’, e assim por diante.

“Em um segundo momento, os cachorros recolhidos e levados para o Biotério, permaneceriam ali entre sete e dez dias.” Cuidado com o sujeito e o verbo separados por vírgula!

“Em um segundo momento, os cachorros recolhidos e levados para o Biotério, permaneceriam ali entre sete e dez dias. Os animais terão...” A conjugação dos dois verbos não combina. ‘Permaneceriam’ está no futuro do pretérito e ‘terão’, no futuro. Acho que seria melhor colocá-los na mesma conjugação.

Também acho melhor trocar ‘quarta etapa’ por ‘última etapa’.

Poderia ter um link ‘Voltar’ para o texto principal.

- Entrevista

Não faria nenhuma alteração no texto. Gostei muito do assunto, e a repórter fez perguntas pertinentes para a problemática da educação para surdos.

- Unidiversidade

Achei a pauta interessante, mas mudaria a estrutura de vários parágrafos.

“De acordo com o acadêmico de engenharia mecânica Aírton Luiz Trindade Junior, que regularmente percorre a distância de 330 quilômetros entre Getúlio Vargas e Santa Maria, ao dividir gasolina com apenas um colega, já existe uma economia de R$15,00 na viagem.” – Frase ficou muito longa e confusa. Muitas intercalações.

Aírton, que possui um automóvel Gol modelo BX ano 1983, aponta outras vantagens, como “o tempo, a economia, a comodidade e o fato de parar o carro onde quiser”. – Pelo desenvolvimento do texto, parece que o entrevistado vai comentar outras vantagens de viajar com amigos, e não vantagens de viajar de carro.

Encontrei alguns erros de pontuação:

“Para muitos estudantes da UFSM, (vírgula) vigiar...”

“A qualquer momento, (vírgula) existe...”

“Para quem gosta de se aventurar, (vírgula) existem algumas dicas...”

“De acordo com o acadêmico de engenharia mecânica, (vírgula) Aírton Luiz Trindade Junior,”

“Porém, as duas devem ser medidas, já que, (vírgula) para qualquer viagem que se faça, (vírgula) o melhor é planejar para que um final de semana com a família ou amigos não se torne perda de tempo.”

O 2º e o 3º parágrafos não estão separados.

- Comunidade

Também achei essa pauta interessante, mas, novamente, alteraria a estrutura do texto. O que precisou ser dividido em quatro unidades textuais poderia ter sido escrito em duas. Infelizmente, esse tipo de trabalho é difícil de ser feito no dia do fechamento. A repórter poderia ter trabalhado mais na coesão das informações.

O link para ‘habeas data’ não foi colocado.

“Segundo o diretor do Núcleo de Assistência Judiciária Gratuita da UFSM, Everton Miralha Massia, é oferecido quando necessário, além de assistência jurídica, atendimento psicológico.” – Frase tem muitas intercalações. Seria melhor escrever “Segundo o diretor do Núcleo de Assistência Judiciária Gratuita da UFSM, Everton Miralha Massia, atendimento psicológico também é oferecido quando necessário.”

- No link ‘Como obter o Serviço de Assistência Jurídica’

Faltou letra maiúscula em Psicologia e Direito.

Não há link para ‘usocapião’.

“No Núcleo de Assistência Jurídica não são atendidos casos nas áreas trabalhista e criminal.” – Utilizar ordem direta: “Casos nas áreas trabalhistas e criminal não são atendidos no Núcleo de Assistência Jurídica.”

O uso de link para os termos ‘alvarás’, ‘revisão de juros’ e ‘contratos’ ajuda os leitores leigos no assunto.

- No link ‘Expediente da Assistência Judiciária Gratuita’

“E-mail: assistenciaj@yahoo.com.br. (link).” – O ‘link’ deveria ter sido apagado.

Nos links para edições anteriores, os títulos “Conheça o projeto do CEFD de inclusão social através da dança” e “Conheça o programa “Amigos do carroceiro”, desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária” remetem para textos diferentes. A matéria sobre o projeto “Amigos do carroceiro” está faltando nos links. E talvez tenha sido eu quem apagou da memória do site. Sério, eu realmente sinto muito por isso.

- Eu Recomendo

Também não faria nenhuma alteração nesse texto. Ficou muito bom e serve de contraponto aos assuntos centrados no campus.

- Editorial

O editorial cumpre a sua função de definir a posição do InfoCampus no que diz respeito às obrigações da universidade pública. E com ‘universidade pública’, fala-se não só da administração, mas do corpo docente e discente e dos funcionários. Além disso, o editorial também justifica o trabalho realizado pela turma no InfoCampus quando julga caber à comunidade acadêmica dar publicidade àquilo que nela se desenvolve.

Um comentário:

Infocampus 2008 disse...

Concordo plenamente com as observações relacionadas à organização dos colegas com relação ao fechamento das matérias. O InfoCampus reproduz uma rotina de redação, ao estilo do webjornal. O trabalho bem executado reflete a ótima atuação da equipe. Igualmente, o trabalho desorganizado reflete desleixo. A equipe inteira acaba respondendo por gafes, erros e atrasos. O sofrimento é coletivo...

Acho q o desenvolvimento da turma como equipe de uma redação profissional está mais notório a cada aula. Parabenizo a todos, mas puxo a orelha tbém, seguindo as observações da Maíra... Mãos à obra!

Vivi