segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ombudsman da edição do InfoCampus de 6 de maio

Por Natália Flores


Como Ombudsman desta semana, notei que os textos e o conteúdo do InfoCampus progrediram, comparado à edição passada. Nesta coluna, vou comentar alguns erros que ainda notei, alguns pontos que precisam ser frisados quando se escreve para a web e alguns outros que precisam ser discutidos em equipe.


Os textos, no geral, tiveram o tamanho de seus par[agrafos reduzido. Mesmo assim, alguns ainda estão muito “pesados” para um texto da web, por serem muito grandes. Precisamos tomar cuidado com esse item e usar subtítulos e intertítulos para segmentar a matéria e facilitar a leitura, o que não foi explorado nessa edição.


É preciso controlar também o tamanho das frases (utilizando mais frases curtas) e construí-las na ordem direta, evitando intercalações. Poucos textos usaram intercalações, mas, como todos os aspectos do webjornalismo, este precisa ser frisado.


Um aspecto positivo foi a adição das chamadas na página de entrada do InfoCampus, o que, acredito eu, atraiu mais leitores do que a edição da semana passada.


Agora dois pontos que precisam ser discutidos em equipe. Lanço para debate a questão da pirâmide invertida, que consta no Manual de Redação e Estilo para Jornalismo Digital, mas vem sendo ignorada pela maioria dos repórteres.


O Manual de Digital diz que as fotos precisam mostrar os personagens da matéria realizando alguma ação relacionada à sua atividade ou à reportagem. Observo que boa parte das fotos desta edição fez isso. Mas, mesmo assim, acho que a fotografia merece ser mais valorizada.


As fotos precisam apresentar todas aquelas características estudadas nas aulas de fotojornalismo, como o movimento e o fato da foto “complementar a matéria e dizer alguma coisa para o leitor”. Elas devem trazer vivacidade e “chamar” o leitor, já que é, até agora, o único recurso que temos para isso, além do título. Por isso, acho que podemos utilizar mais a função de Repórter Fotográfico e fazer com que o aluno que ocupe essa função traga novos ângulos para a fotografia do InfoCampus.


Precisamos, ainda, aprimorar a nossa escrita na web, utilizando mais links, já que foi um recurso pouco utilizado nos textos desta edição.


Quanto aos erros ortográficos, essa edição teve bem poucos. Abaixo cito alguns deles:


Perfil


“começou o curso de Medicina na UFSM.” – acho que faltou colocar o ano em que ele começou a cursar Medicina.


“Até que veio” – Então veio...


“O ex-psicanalista” – Ele nunca chegou a exercer a profissão.


Apesar de já utilizar alguns links, dava para linkar os livros escritos pelo Leonardo Brasiliense e a Feira do Livro. Daria para pegar notícias que saíram sobre os Prêmios Ganhados pelo escritor.


Agenda


Seria interessante mudar a agenda e colocar mais eventos que estejam acontecendo.


“Centro de Tecnologia (CT)”

Podia ter colocado alguma imagem (até do cartaz de divulgação deles).


“como o comício da campanha Diretas Já, na Praça da Sé, e o culto ecumênico realizado após a morte do jornalista Wladimir Herzog na Catedral da Sé, ambos em São Paulo”. Seria interessante linkar os acontecimentos com algum livro ou reportagem sobre eles.




Ofícios


“concurso interno do qual que participou” – tirar o do qual ou o que.


“diz que o ambiente pessoal é bom, tem grandes amizades e facilidade em lidar com os todos que circulam naquele ambiente.” – Diz que o ambiente pessoal é bom.

Molina tem grandes amizades e facilidade em lidar com todos que circulam naquele...


“Deixa claro...” – Molina deixa claro.


“... objetivos de Molina, para isso...” – e para isso ou colocar ponto. (Para isso)”


Daria para usar links, já que a matéria não tem nenhum. Por exemplo, link para a Rádio Universidade, da Banda do Molina, do Teatro Treze de Maio.


Projetos e Pesquisas


“Agora, a cidade já tem um escritório de projetos de circuitos integrados, também conhecido como Design House (DH), para a produção de chips”. – Usar ordem direta.


“Agora a cidade já tem um escritório de projetos de circuitos integrados para a produção de chips, também conhecido como Design House (DH)”.


Panorama


“A UFSM, o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), o Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA) e o Curso de História da UFSM” – parece que a UFSM é uma instituição à parte das outras citadas. Acho que teria sido melhor ter deixado isso para o final do texto.


Novamente, faltaram mais links. Como, por exemplo, A Feira do Livro, ou os filmes que vão ser e foram exibidos.


A foto ficou meio apagada, não tão atrativa para o leitor.


Entrevista


“Então são esses pontos que levam a pensar num mestrado” ou levaram a pensar...


“nós temos uma procura” no lugar de “nós temos um procura...”


No guia do InfoCampus, pede-se que se liste os links ao final da matéria. Nós estamos colocando no meio do texto. Mudamos ou deixamos assim?


Unidiversidade


“A equipe do Locomotiva Rugby, a exemplo das anteriores, também...” – tirar o “a exemplo das anteriores”.


“Jean Silveira, afirma...” – não se separa sujeito do verbo.


Comunidade


“uma acadêmica de fisioterapia ajudou a melhorar a qualidade de vida de dezenas de cadeirantes ...”


– colocar o nome da acadêmica.


Seria interessante citar quantos cadeirantes participaram do projeto, já que queremos ser objetivos.


Eu Recomendo


“Através das situações narradas é possível...” – faltou uma vírgula.


Saques são comuns e a seca castiga o Nordeste – faltou um ponto final.


Informativo Facos


Poderia ter colocado um link para a Unifra e para a TV Campus.


Espero que esses pontos levantados no meu texto sejam lembrados quando os próximos textos forem feitos. É bom frisar que estamos escrevendo para a web e que, diferente do jornalismo impresso, é preciso pensar na segmentação do texto e no uso de recursos como links, subtítulos e intertítulos para que ele se torne menos cansativo.


Um comentário:

Infocampus 2008 disse...

Comentários ótimos e q chamam atenção para uma mudança visível já na segunda edição do InfoCampus. Nota-se q, na última publicação, já estão sendo explorados recursos mais específicos da web, porém sem mta intensidade. Os textos efetivamente estão melhores, mais bem escritos e formulados, mostrando qualidade. Acho q, realmente, o q falta, é pensar a composição das notícias com base nos recursos do meio, como links.

Estamos evoluindo!