Por Cibelli Fogliato
Ao analisar o material produzido, é possível perceber que a turma está mais adequada às regras do manual do que nas edições anteriores. Os repórteres utilizaram mais a ordem direta e diminuíram o tamanho dos parágrafos. Os textos, porém, continuaram longos e alguns ultrapassaram o tamanho estipulado pelo manual.
O primeiro parágrafo deveria ser objetivo e trazer as informações principais para situar o leitor, mas nem sempre isso ocorre.
Deveríamos discutir mais sobre a utilização dos links, pois a maioria remete ao site da universidade ou sites afins. Utilizamos poucos links de outros ambientes da rede, que poderiam ajudar a explicar ou aprofundar questões dos textos. Além disso, muitos links não funcionam ou levam para seções diferentes das mencionadas na matéria.
O uso de seções secundárias para complementar o texto aumentou consideravelmente. Nesta edição, três editorias utilizaram esse recurso: Projetos e Pesquisas, Panorama e Unidiversidade.
Outra questão que poderíamos debater em aula é a pós-revisão. Nas primeiras edições, a turma participou revisando os textos logo que eles foram ao ar e os pós-revisores também disponibilizaram suas correções. No entanto, esta prática não tem mais ocorrido.
A Agenda segue o modelo utilizado anteriormente. O texto é conciso, objetivo e de fácil entendimento. Porém não possui eventos da UFSM – como manda o manual. Além disso, há uma informação imprecisa no último evento, pois a realização da mesa-redonda “Caminhos Cruzados” é da Egali e não da AIESEC.
O Perfil se adapta ao pedido no manual (alguém que tenha se formado na UFSM, mas que não trabalhe mais aqui), porém não preenche o número de linhas necessárias – de 30 a 40 linhas – além de não ter fotografia. O texto poderia ter mais informações sobre o entrevistado, assim como era no “Diálogos Possíveis”, programa de rádio apresentado no segundo semestre.
“Luciano Anziliero realizou inúmeros trabalhos em várias comunidades carentes de assistência odontológica em Santa Maria.” - Parece que as comunidades são carentes só de assistência odontológica.
“Luciano Anziliero realizou inúmeros trabalhos de assistência odontológica em várias comunidades carentes de Santa Maria.”
“Ano passado, Luciano visitou mais uma vez Santa Maria para comemorar com seus antigos colegas de faculdade os dez anos de sua formação”. - Seria mais adequado “...os dez anos de sua formatura.”
“Até hoje, todo ano, alunos da turma de Odontologia...” – Fico em dúvida se o mais correto não seria “todos os anos”.
Na editoria de Ofícios falta o link para a edição de 29 de abril.
O texto do Projetos e Pesquisas é completo e informativo, porém muito longo, ultrapassando o indicado no manual. O link para os Planos Diretores da UFSM não está funcionando.
O Panorama está muito interessante, pois ele traz informações gerais no texto principal e se aprofunda nas seções secundárias. Seria interessante, também, citar como as empresas surgiram.
“...uma empresa jr. na agronomia é essencial para aproximar o aluno do mercado de trabalho, de como lidar com o cliente, já que o curso...” – para aproximar o aluno do mercado de trabalho e para aprender a lidar com o cliente.
A Entrevista possui uma boa introdução, pois apresenta o livro e o autor. Além disso, a repórter demonstrou conhecer a trajetória do entrevistado e fez perguntas que relacionaram o livro, o autor, os clubes e a cidade de Santa Maria.
As perguntas não estão em negrito, isto dificulta para diferenciar perguntas e respostas. O texto está longo e os links para a Rádio Santamariense e o jornal A Razão também não estão funcionando.
O Unidiversidade traz informações sobre a União Universitária, o que aproxima o InfoCampus dos alunos. Mostra a União através da visão dos seus moradores, que muitas vezes difere da visão das pessoas que não conhecem o ambiente.
O link para a edição de 29 de abril está remetendo para a página errada, pois abre na Entrevista de 29 de abril.
“Os assuntos são os mais variados, já que é possível que sejam todos de cursos diferentes”. – os assuntos são variados.
O texto do Comunidade é interessante, porém os dados de serviço (onde e quando participar) deveriam estar no fim do texto e não no 4º parágrafo.
“O perfil dos integrantes também é variado em relação aos conhecimentos anteriores de cada um sobre música. Há iniciantes e os já iniciados”. – Poderia ser:
“O conhecimento musical anterior dos integrantes é variado. Há os iniciantes e os já iniciados”.
O Eu Recomendo inovou ao utilizar a frase de um dos personagens no início e trazer a ficha técnica do filme no final da reportagem.
Não foi deixado espaço entre o 1º e o 2º parágrafo.
No Informativo FACOS, o link para o Informativo do dia 13 de maio remete ao editorial desta edição.
As notas deste texto são mais observações do que correções. As redações estão cada vez mais próximas do exigido pelo manual, o que demonstra que a prática tem ajudado no aprendizado da escrita para o ambiente digital.
Poderíamos discutir mais sobre a questão do lead e da pirâmide invertida, que muitas vezes são esquecidos. Além de debater sobre a escrita hipertextual e a utilização do recurso dos links.
Um comentário:
Cibelli, como disse em aula, seu comentário chama atenção para questões importantes, principalmente a que está relacionada à estrutura hipertextual da narrativa. Vc tocou num ponto mto relevante, q já estimulou alterações na estrutura dos textos postados na edição dessa semana. Eles estão mais recheados de links e mais fragmentados, o q demonstra uma busca, por parte dos colegas, pelo aperfeiçoamento de suas matérias para a web.
Ótimas observações!
Abraço da prof. Vivi
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